16 de abril de 2016

Sobre minha deficiência visual, toxoplasmose e preconceito

Cotidiano

Desde que fiz um post aqui no blog sobre minha deficiência visual , provocada por toxoplasmose congênita, muitas pessoas ficaram surpresas e me perguntaram inúmeras coisas sobre o assunto, principalmente “Como você enxerga tão pouco e consegue fazer tudo igual a todo mundo???” =)

Para tentar responder a todos, resolvi gravar um vídeo falando sobre o assunto, a contaminação via toxoplasmose e a associação equivocada da sociedade entre deficiência e incapacidade.

deficiência visual

Leia também:

Queria muito contar a minha história não só para que vocês pudessem me conhecer um pouco melhor, mas principalmente para que outras pessoas pudessem assistir ao vídeo e compreender que uma limitação não pode – e não deve – barrar os sonhos, a felicidade nem a vida de alguém.

Sendo assim, aperte o play e chame todo mundo pra assistir porque o recado é de utilidade pública e foi dado com muito carinho! ♥

Também gravei um vlog explicando como funcionam os exames e a consulta ao oftalmologista.

Ah, se você tiver alguma pergunta complementar às respondidas aqui, pode deixá-la aqui nos comentários ou lá no canal do YouTube (aproveite para se inscrever também, tá?!) que responderei com o maior prazer!

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
11 comentários
  1. Oderlane

    Oi Jéssica!! E eu demorei tanto para ver esse vídeo maravilhoso e super fofo que fizestes com tanto carinho para esclarecer nossa ignorância. Parabéns pelas suas conquistas e que você possa se superar cada vez mais! Um grande beijo. 😘

    • Oderlane, que legal você por aqui :) Obrigada pelas palavras e pelo carinho de sempre. Fiquei muito feliz em saber que gostou do vídeo! Um beijo =***

  2. Lara Aguiar

    Jéssica, adorei chegar até o seu blog e assistir esse vídeo tão esclarecedor. Você passa muita coragem e uma energia positiva no seu discurso. Gostei muito!

  3. Kizza

    Se todos nós enfrentássemos nossos desafios como você enfrenta, ficaria tudo mais fácil! Lição de vida! Inspiração.

  4. Carla

    Olá meu nome é Carla tenho 29 anos queria te perguntar se eu sou uma pessoa com deficiência visual pois tenho toxoplamose no olha direito e afetou um poço o lado esquerdo em meus currículo nunca coloca com deficiência . Eu estou certa ou errada *

    • Carla, para saber se você está enquadrada na deficiência visual, precisa procurar um oftalmologista e fazer alguns exames. Só um profissional vai poder te dar essa resposta. Um beijo!

  5. Mirelle

    Boa tarde, pesquisando sobre esse problema, te encontrei na internet.
    Tenho uma cicatriz na retina do olho esquerdo, os médicos não sabem me dizer direito de que foi causado ou o que eu tenho, mas acredito que seja toxoplasmose. Gostaria de saber de você se tens informações de como descobrir, de tratar, experiências com médicos e sim “nossa deficiência visual” é caso de concorrer às vagas para deficientes em concursos públicos.

    Fico no aguardo.
    Obrigada desde ja

  6. Rayane Falconeres

    Olá Jessica, tudo bem?
    Achei seu vídeo nessas procuras sobre a toxo.
    Contrai ainda bebê, até meus 25 anos(hoje com 26),
    eu não tinha a real dimensão do quando é perigoso.
    Sempre fui bem míope (8e 7graus).
    Sendo que no OD tenho a lesão na visão central que me prejudica bastante na leitura, é muito esforço para ler.
    Desde 2016 a toxo vem me causando sérios problemas,
    Como: cirurgia de catarata bilateral e vitrectomia no OE sendo este a visão melhor, que me possibilitou estudar e trabalhar.
    E cada vez mals que acho que estou melhorando apareço mais intervenções
    Invasivas.
    Gostaria de saber ou ficas do seu dia dia em relação à leitura/trabalho. Sou publicitária. Meu maior medo é ter que parar de estudar e trabalhar, que são meus motivadores de vida.
    Muita saúde e sucesso.

    • Oi, Rayane! Tudo bem? Entendo a sua angústia em relação às cirurgias e às incertezas da toxo… Mas tente manter a calma e procurar um especialista de confiança que possa te orientar. Eu tenho o hábito de ler bastante, mas sempre li muito próximo ao rosto e não sinto dificuldade porque essa é a única forma que eu enxergo mesmo, então me acostumei. Evito ficar muito tempo no celular ou computador à noite, para descansar a visão mesmo… É única medida que eu tomo, sabe? Desejo que você encontre um profissional que possa fazer o melhor pra você e que a sua visão não sofra mais nenhuma mudança negativa. Um grande beijo e muitas felicidades!