02 de março de 2018

Sobre meus novos óculos de grau e a quebra dos padrões para a alta miopia

Cotidiano

Fazia muito tempo que estava insatisfeita com meus óculos de grau. As lentes de vidro pesavam TANTO que só conseguia ficar com eles no rosto por, no máximo, 1h. E com muita, muita dor. Além disso, a armação muito pequena também estava me torturando, pois me fazia ter perda do campo de visão, uma vez que todo míope tende a ver por baixo dos óculos para dar uma “espiadinha” (não sei pra quê, já que a gente não vê nada por baixo, mas tudo bem… kkk).

Assim, o que era para me salvar no descanso das lentes de contato e nas situações de extrema urgência (inflamações, irritações e afins) tinha se tornado um caos e tudo o que eu ouvia era: “Infelizmente, o padrão para óculos de alta miopia é esse. Se alterarmos, pode melhorar o conforto, mas ficará esteticamente desagradável…”

óculos de grau - jéssica vieira

Bom, eu sempre soube que existem limitações para a fabricação de óculos com lentes para alta miopia. Quanto maior a armação (sobretudo a distância vertical), mais grossa tende a ficar a lente. E se a lente for de vidro – como era o meu caso -, quanto maior a refração (o índice para “afinar” a lente) mais pesada ela fica, ou seja, nos moldes estéticos, é preciso escolher entre a cruz e a espada. Sempre.

Acontece que o meu padrão nesse quesito nunca foi a estética. Nunca tive opção. Aos oito meses, usava 1,25 graus de miopia nos dois olhos. Aos 10 anos, 12 graus… Passei a vida fora dos padrões estéticos nesse quesito e, ao longo desses quase 34 anos de existência, eu me arrisco a dizer, sem medo, que já passaram por mim pouco mais de trinta óculos.

óculos de grau - jessica vieira (22)

No estilo gatinho, em 1988, porque eu já era blogueirinha nessa época =)

Modelos coloridos, redondos, quadrados, “estilo gatinho”, com personagens de desenho animado, bichinhos, correntinhas…Tudo o que  vocês imaginarem já passou por esse rostinho aqui :) E tudo devidamente escolhido pelos meus pais ou, mais recentemente, por alguma atendente de ótica “para ficar dentro do padrão da baixa visão”. 

Só que “ficar no padrão” começou a me incomodar e e a não fazer sentido, já que eu só uso óculos em situações muito específicas e, neste caso, era para ser uma experiência minimamente confortável, como sempre foi.

Assim, pela primeira vez na vida, mandei fazer meus óculos de grau exatamente do jeito que eu queria (lentes, cor, modelo, tamanho) e fui enfática ao dizer à vendedora que me responsabilizaria pelo resultado (segundo ela, desastroso, mas confio muito mais na minha intuição que em qualquer outra opinião hahaha).

E viva – sempre – a minha teimosia porque o resultado foi MUITO melhor do que o esperado, vejam só:

óculos de grau - jéssica vieira

Meus novos óculos de grau

óculos de grau - jéssica vieira

De óculos eu entendo, rapá! Só não tinha a oportunidade de escolher… kkkkkk

 Óculos de grau: a escolha fora do padrão

óculos de grau - jessica vieira (23)

Em primeiro lugar, são 21 graus de miopia em ambos os olhos, tá? Então, por mais avançada a tecnologia e o fino tratamento dado às lentes, não se iluda: não existe milagre! Os óculos vão continuar grossos…

Bom, minha primeira solicitação foi a mudança no tamanho da armação. Por padrão, na alta miopia, eles recomendam modelos com até 30 mm de vertical (para a lente não ficar grossa demais), mas levei meus óculos antigos e provei por A + B que aquilo não fazia sentido, pois o tamanho é minúsculo para meu rosto, traz perda de campo visual e me deixa completamente desconfortável. Então, bati o pé MESMO e pedi uma maior, de 35 m, sem qualquer tipo de negociação, mesmo ouvindo de todas as vendedoras que aquilo não daria certo, já que ninguém havia feito algo parecido na ótica.

E, gente, pelo amor de Deus, as pessoas são diferentes, os rostos são diferentes… É inadmissível ter um único modelo de óculos para todo mundo que tem alta miopia. Padrão aqui deveria ser conforto, gosto pessoal, felicidade e empatia. #prontofalei

Óculos de grau: a escolha das lentes

Escolhido esse modelo lindo, pedi para trocar as lentes pesadíssimas de cristal (Zeis) pelas orgânicas da mesma marca. A diferença é surreal! No preço – que já é BEM alto – e no peso! Acho que só tive óculos leves desse jeito na infância…

No entanto, mesmo com índice 1,74 de refração  – a “raspagem” que é feita para a lente ficar mais fina do que realmente é – , o resultado é um pouco mais grosso que o anterior, mas nessa vida, minha gente, leveza é tudo e essa troca foi mais que acertada, viu?

óculos de grau - jessica vieira (24)

Comparação da espessura nos dois tipos de lente

Também pedi um acabamento antirreflexo para diminuir, ainda que minimamente, o efeito “fundo de garrafa”. Vejam abaixo os dois óculos juntos:

óculos de grau - jessica vieira (18))

Olhem a diferença no tamanho, minha gente! Perto dos novos, os antigos parecem os da Jéssica lá de 4 anos… hahahaha

Mesmo as lentes atuais tendo uma espessura maior que as anteriores, elas não chegam a encostar no rosto e muito menos a me incomodar.Fica tudo muito certinho e confortável, ótimo mesmo para descansar os olhos das lentes de contato.

óculos de grau - jessica vieira

Como disse lá em cima, eu sabia que as lentes ficariam grossas até porque essa é a REALIDADE de todo paciente alto míope! No entanto, sendo bem honesta, isso não é nada perto do conforto que é colocar seus óculos sem ter nariz e orelhas machucados em menos de uma hora pelo peso de lentes desnecessárias.

Deficiência visual: consulta e exames no oftalmologista

Mas uma coisa é certa: a percepção de visão com óculos e com lentes de contato é muito diferente. Eu não me sinto segura, por exemplo, em fazer coisas fora da minha rotina usando óculos, por exemplo. E isso não é só uma questão de costume, mas da minha própria “forma” de enxergar.

As lentes de contato acompanham meus olhos onde quer que eles estejam (por conta do estrabismo rs ), já as lentes dos óculos são fixas e eu acabo tendo um pouco de prejuízo visual por conta disso. É o que EU sinto, tá? E por compreender essa minha limitação, meu uso de óculos é mesmo restrito às situações emergenciais. :)

Especificações completas

Vou deixar aqui todas as especificações da armação e das lentes, para caso alguém tenha interesse pelo mesmo modelo ou por outro parecido:óculos de grau - especificações

Acho que é “só” isso! Queria fazer um post bem detalhado sobre meus novos óculos de grau. Assim, podemos repensar essa questão do “padrão” para pacientes com miopia muito alta, pois não adianta nada uma lente certinha numa armação pela qual a pessoa não sinta o mínimo prazer em usá-la.

Fica aqui o aprendizado de quem bateu MUITO o pé para conseguir esse resultado. Escolha a armação que vai te deixar feliz. ESQUEÇA padrões e use o que te faz feliz, pois ninguém conhece melhor o seu rosto que você!

Leia também:

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
32 comentários
  1. Eu sempre usei óculos desde bebe , e durante toda vida vivi nesse dilema também dos óculos pequenos mas, sempre me acostumei a isso, pois nunca me falaram sobre lentes até eu ser adulta mas, não me adaptei. Quando precisei mudar de óculos em 2016 já tinha uma viagem programada para São Paulo então, resolvemos que íamos fazer os novos óculos lá. E a nossa maior surpresa foi saber que esse ‘padrão’ de óculos para baixa visão não é mais valido pois, foi o próprio atendente na loja que disse que não precisava ser assim. Então depois de 27 anos usando oculos pequenos tive um óculos maior e tenho que dizer que foi o melhor óculos que já tive na vida. Parabéns pelo texto e pelos óculos.

    • Fico muito feliz que também tenha ficado satisfeita com seus óculos depois de tantos anos, Amandinha! Realmente, o “padrão” dos óculos pequenininhos não faz nenhum sentido e acaba piorando a relação do paciente com a própria imagem… Sobre as lentes de contato, parece que muita gente não se adapta, né?! :( Beijo e muito obrigada por comentar aqui 😘

  2. Patricia

    Esse tomei a mesma decisão que tu: resolvi comprar um óculos do jeito que eu quero.Também tenho baixa visão e estou feliz com a minha decisão.Todos sabem que preciso usar óculos e mesmo com armações pequenas a lente continua super visível.

    • Exatamente! Nós temos que usar o que nos faz feliz mesmo! Obrigada por comentar aqui, Patrícia <3

  3. gleisi

    Olha que ótimo post, eu sempre ouço isso, essa armação não vai ficar boa você tem um grau muito alto vai ficar esteticamente desagradável…. mas por fim eu uso uma armação 42mm por 40mm em cada lente … e eu me sinto bem. .. as oticas ditadoras de padrão querem deixar os miopes mais pra baixo com alto estima ..eles não vencerão. hehe

  4. Jane Monteiro

    Boa noite meninas
    Jessica, amei esse post pois estou por obrigação depois de mais ou menos 12 anos abrindo mão das lentes e controle, dei do a uma ceratite microbiana, aí tive que escolher entre continuar com as lentes de contato e comprometer minha visão ou usar os tão incômodos óculos. Perdi o hábito quantos as armações, mas minhas dúvidas foram tiradas. Persistireisso em uma armação confortável e não às que eles costumam praticamente obrigar-nos a usa-las. Muito obrigada e boa sorte.

  5. KARINE CARDEAL FERREIRA BORGMANN

    Oi, gostei do seu posto, sofro com miopia tbm uso lentes há muitos anos e gostaria de fazer um óculos, mas os valores são muito caros, armações sempre as mesmas.

  6. Sarah Gartenmann

    ♥♥♥ soberbo ♥♥♥
    lindos óculos !!!!!!!
    Eu farei como você :-)
    obrigado

  7. Mayara

    Estou na luta de voltar a usar óculos de grau, passei 5 anos só usa do lente para tudo e isso fez com que meu grau só aumentasse, hj tenho 8.15 de miopia e 1.50 de astigmatismo no direito e 6.50 de miopia e 0.75 de astigmatismo no esquerdo, sou muito apegada a padrões de beleza, mas seu poste me fez repensar, ja chorei tanto pq não consigo fazer a cirúrgia, pq meu grau só faz aumentar 😔 mas tenho fé que um dia me livro dos óculos e lentes, um beijão 😚😚😚

    • Oi, Mayara! Tudo bem? Ter um alto grau de miopia é chato mesmo, mas você deve pensar que PRECISA dos óculos ou das lentes e que isso faz parte da SUA vida, de quem você é. E a coisa mais bonita é a gente se aceitar do jeito que é mesmo. Não se sinta feia nem se apegue aos padrões, pois eles são SÓ padrões. Quem dita a sua vida é você! Então, se você gosta tanto de beleza e de maquiagem assim, use tudo o que gosta COM os seus óculos ou as suas lentes :) Quem gostar de você de verdade vai gostar do jeito que você é! Beijão

  8. Samantha Maurício

    Olá, Jéssica! Tudo bem?
    Não conhecia sua página e acabei por “descobri-la” justamente por estar usando meus óculos neste momento e pensando “como eu gostaria de ter visão periférica com eles…”. Mas jamais poderia aumentar a armação, certo?
    Isso gerou uma rápida e decisiva pesquisa no Google e… cheguei até aqui!
    Então… meus óculos são de aro pequeno exatamente pelo motivo que você cita no texto… “alto grau de miopia, astigmatismo, lentes muito grossas, não combina com armação grande” etc.
    Mas quero dizer que adorei seu relato da saga em busca de uma visão confortável com óculos!
    Meu sonho é ter o campo de visão maior com os óculos, pois estou acostumada com lentes de contato. Então sem elas…
    Mas com óculos “estreitos” fica difícil, né?
    Fiquei inspirada em testar as benditas armações maiores!!
    Excelente texto!! Excelentes escolha de óculos!!

  9. Andresa

    Jéssica,
    Primeiramente meus Parabéns pela matéria!
    Eu tb tenho 12 graus de miopia e 1 de astiquimastimo e sei muito bem o que vc passou! Acabei de pegar a minha nova receita e uso o óculos nas mesmas finalidades que a sua! Quero trocar os meus tb e qdo vou até às óticas escuto às mesmas coisas qto a armações. Obrigada pela dica… Irei escolher o modelo que mais me agrada! Chega de óculos de infância!

  10. Thyago

    Cheguei aqui buscando sobre lentes finas, 1.76, etc…
    Acabei por ler todo o seu depoimento! Eu tenho 14,50 de hipermetropia e é uma dificuldade tremenda fazer óculos em armação grande…. Todos os óticos fogem….
    Parabéns! O seu ficou moderno e, falando sério, ficou ótimo em você! ;)

  11. jefferson soares

    Adorei seu post. Tenho também alta miopia e sei o quanto é difícil encontrar um conjunto de lentes e aro que agrade nosso gosto e que não fuja tanto dos padrões que as óticas oferecem.

  12. Gleice

    Amei sobre o relato. Tenho alta miopia 11 e pouco e sim me sinto incomodada com as pessoas que sempre insistem em nos dizer quanto nosso grau e alto. As óticas não estão preparadas querem enfiar essa armações horrorosas que de qualquer maneira não ficam boa, muito menos afinam. Então melhor usar algo que ao menos goste e fique bem. Obrigada por compartilhar.

  13. Bruno

    Jéssica! Fiquei tão feliz de ter encontrado esse seu relato! Eu também passo por essa situação. Tenho quase 10 graus de miopia e uns 4 de astigmatismo, e sempre me recomendavam óculos de armação pequena totalmente fora de moda e feios! Eu odeio usar óculos justamente porque a armação não tem nada a ver comigo, por isso uso lente de contato há 10 anos. E acredite, eu me adaptei tão bem que só tiro para dormir. Eu mal uso meus óculos (que aliás, nunca mais troquei a lente ou a armação, tanto que o grau está até desatualizado), eu me sinto mal de óculos na minha casa mesmo, só uso lente de contato… Mas vendo seu post, me deu uma encorajada para fazer o que eu sempre quis: Chegar na ótica e dizer exatamente o que eu quero e qual armação que eu quero, sem ligar para o que eles recomendam! Vou tomar coragen e fazer isso!

  14. Wilton Maxwell

    Olá! Eu tenho 17,75 miopia.
    Eu uso lentes lentes hi light estou pensando em trocar ela por uma de mineral com índice igual ao seu 1,74 ou 1,90! A armação compra a que enquadrar melhor com o formato do meu rosto. Levo em consideração altura com as sombrancelhas e se não está apoiando nas bochechas.

  15. Nanci Alves

    Usei apenas lentes de contato por toda a vida,tenho 6 graus de miopia no olho esquerdo e 12,50 no olho direito,mas hoje estou com um problema sério pelo uso abusivo das lentes…Quase uma úlcera na córnea,e vou ter que usar óculos agora.Estou tentando fazer a cirurgia refrativa,vou fazer os exames e torcer pra ser favorável pra cirurgia 😉 Por enquanto terei que me conformar com os óculos,lentes aparentes e olho pequeno,fazer o quê…

    • Caramba, que chato… mas pense que à frente da estética vem sempre a saúde. E a saúde dos seus olhos é bem mais importante <3

  16. Márcia

    Oi, Jéssica!
    Eu descobri seu post por acaso em 2019, porque estou procurando renovar minhas lentes de grau. Comprei uma armação linda aro 52, e tenho certeza que vão reclamar na Ótica. Durante a vida inteira míope (com 10,5), já ouvi muita atrocidade e chorei muito por conta da minha miopia. Decidi desde 2013 que não ia mais deixar as óticas definirem o que era melhor pra mim e desde então, me sinto muito mais confortável com meus óculos.
    Seu post só me deixa mais satisfeita com a minha decisão.
    Você está linda com esses óculos :)

    • Que lindaaaaaa! Muito obrigada por comentar aqui . Tenho certeza de que você também está maravilhosa com os óculos que escolheu <3

  17. Bruna Carvalho

    Eu sei muito bem como é isso, com 1 ano e 8 meses usava 4 graus, hoje aos 26 anos uso no olho direito 26 graus e no olho esquerdo estou usando 11 graus devido ao descolamento de retina q tive e tive que opera- lo, antes era 28 graus!

  18. karen schimidt

    ADOREI SEU POST, MINHA FILHINHA TEM 2 ANOS E 11 MESES E ESTÁ COM 6,5 E 3,5 DE MIOPIA. FICO PENSANDO COMO FARÁ PRA SE ADAPTAR FICANDO BEM CONFORTÁVEL E MODERNA, MAS VI ATRAVES DE SEU POST QUE ISSO É POSSIVEL, MESMO COM ALTOS GRAUS DE MIOPIA!!!

  19. Marcia Barreto

    Maravilhoso post. Minha filha tem 12 anos , o grau ainda esta em 5 mas aumenta acada 6 meses, ela tb ignorou a opinião da vendedora q trouxe inúmeros óculos pequenos, escolheu a q gostou, grande e redondinha. 👏👏

  20. Sérgio

    Olá Jessica.
    Parabéns por assumir a sua elevada miopia.
    Você fica linda com os seus óculos de graduação elevada.
    Nunca a vi sem óculos. Mas duvido que que mais bonita do que qundo tem os seus óculos de alta miopia.
    Mais uma vez os meus sinceros parabéns pela pessoa que é.
    Beijinhos