27 de janeiro de 2016

Lentes de contato: tudo o que você precisa saber antes de se libertar dos óculos

Cotidiano

Desde que comentei sobre a minha alta miopia e o uso diário de lentes de contato, muita gente me perguntou como foi a minha adaptação, se dói para colocar ou para tirar as lentes, se realmente posso ficar o dia inteiro com elas, se não cansa os olhos, se não prejudica ainda mais a minha visão, se elas já rasgaram, se já as perdi…UFA! rsrsrs

Foram tantas perguntas que eu decidi vir aqui para contar um pouquinho sobre a minha experiência e os cuidados que tenho com as minhas lentes de contato deeeeesde o iniciozinho de uso, lá em 1997! :)

1- Identificando o problema, a necessidade e a responsabilidade

O uso de lentes de contato requer a avaliação de um oftalmologista. Sendo assim, é ele quem vai diagnosticar a sua dificuldade visual (miopia, hipermetropia, astigmatismo etc) e as suas necessidades.

Como vocês já sabem, tenho 18 graus de miopia em cada olho e isso implica óculos com lentes muito grossas, pesadas e que geram muito desconforto – e dor – se usados por muito tempo.

projeto 52 objetos - óculos de grau 1

Meus óculos

Em 1997, aos 13 anos, eu usava 14 graus e, somados ao “peso”, ainda havia a adolescência, os shows, as festas, os paquerinhas…  Definitivamente, não dava mais para sair com aqueles óculos nem para ouvir de tanta gente que “seus olhos são tão lindos, você deveria usar lentes de contato”.

Naquele ano, praticamente implorei para que meu oftalmologista me deixasse usar lentes de contato. Ele tinha receio de que, tão novinha, eu não desse conta da responsabilidade que essa mudança exige e que, consequentemente, eu pudesse ter alguma lesão no olho e a  minha realidade clínica pudesse piorar.

Sim lentes de contato exigem MUITA responsabilidade, disciplina e cuidados. Se você tiver preguiça de gastar, diariamente, uns vinte minutinhos com elas, nem se anime ou você pode colocar sua visão em risco.

O fato é que prometi seguir todas as orientações e ganhei um grande voto de confiança (obrigada, Dr. César!). Resultado? Estou usando lentes de contato há quase vinte anos 19 anos!

2 – Adaptação

Após a avaliação do oftalmologista, ele vai receitar as lentes de contato (normalmente, o pedido é feito pela própria clínica/hospital) e, num belo dia, você irá testá-las. “Ai, meu Deus!” hahaha

lentes de contato 1

As espinhas parecem com as de 1997, mas são de 2016 mesmo… hahaha

Não precisa ter medo. Um profissional irá te explicar direitinho como você deve segurá-las, limpá-las e colocá-las nos olhos.

“Jéssica, dói?”, “É difícil?”, “Posso furar meu olho?” , “Como faz para tirar?” kkkkkkkkkkkkk NÃO! NÃO! NÃO! Tirando, ué?! :)

De forma bem resumida: vc vai abrir o frasquinho com líquido no qual sua lente estará (um frasquinho para cada lente), vai abrir a palma da mão e derramar o líquido nela. Sua lente estará na palma da sua mão. Vai limpá-la com uma solução apropriada e, com o dedo indicador, vai levá-la à altura dos olhos para colocá-la.

lentes de contato 2

Parece difícil, eu sei, mas é bem intuitivo. Na hora de tirar, beeeeem mais fácil! Só usar os dedos polegar e indicador nas laterais da lente e contrai-las um pouquinho que ela já estará com você!

Minha adaptação foi super tranquila. A única coisa “estranha” era sentir os olhos um pouco mais lubrificados, mas isso só aconteceu nos dois ou três primeiros dias. Depois, tudo volta ao normal.

Conheço algumas pessoas que não conseguiram se adaptar ao uso de lentes de contato, mas só um médico saberá explicar o porquê.

3 – Limpeza, armazenamento e cuidados

Retiradas as lentes dos olhos (com as mãos limpas!), elas devem ser imediatamente colocadas na caixinha com uma solução apropriada (ao comprá-la, é preciso conferir no rótulo se ela é indicada para todos os tipos de lente, apenas lentes de contato rígidas ou apenas lentes de contato gelatinosas) e ter as tampas fechadas direitinho.

lentes de contato 3

Quando for colocá-las novamente, é necessário limpá-las com essa solução (coloque a lente na palma da mão e, com o indicador da outra mão, faça movimentos circulares) e lavar o potinho com água corrente.

Além da solução, existem produtos de limpeza profunda – os limpadores enzimáticos – que devem ser colocados na lente duas ou três vezes por semana, conforme a necessidade.

4 – Outras questões

É verdade que fungos e bactérias podem aparecer nas lentes de contato? Já aconteceu com você?

É verdade. Isso normalmente ocorre pela má higienização, manuseio  incorreto ou exposição a ambientes muito poluídos. Já aconteceu comigo uma única vez, depois de um carnaval.

Suas lentes já rasgaram ou já as perdeu?

Nunca as perdi, mas elas já rasgaram umas três vezes! hahaha Simplesmente, do nada! Guardei bonitinhas na caixa e, quando fui colocá-las, o rasgão numa delas! Aí, no meu caso, é ficar em casa e aguardar as novas chegarem porque eu não tenho qualquer condição de sair sem lentes na rua…

Você usa lentes descartáveis ou permanentes? Quanto tempo elas duram?

Sempre usei lentes gelatinosas permanentes com duração de um ano. Na prática, isso pode variar de acordo com o acúmulo de proteínas, por exemplo.

Você já dormiu com as lentes?

Não é o recomendado, mas já aconteceu. E é praticamente impossível isso não acontecer. Da primeira vez, fiquei em pânico, me achando absolutamente irresponsável, mas fiz a limpeza correta e ficou tudo bem. O que não pode é isso se tornar um hábito.

Você pode me dizer a marca da sua lente?

Infelizmente, não. Só o seu oftalmologista saberá recomendar a mais indicada para você.

Quais os produtos que você usa? Existe algum melhor que o outro?

Ao longo de 19 anos, já usei todos as marcas mais conhecidas e, sinceramente, não vejo diferença entre elas.

Seus olhos são claros mesmo ou você usa lentes coloridas?

São claros mesmo e minhas lentes são transparentes.

Pode chorar? A lente vai sair se isso acontecer?

Bom, em dezenove anos de uso, eu já chorei de amor, de dor, de raiva, de tristeza, de felicidade, de tudo o que você imaginar e elas nunca saíram…

Se entrar areia/cílio?

Aí ou você chora e as lágrimas se encarregam de todo o serviço, ou você corre uma maratona para tirar as lentes porque, amiga, não é fácil!

Você vai à praia/piscina com elas?

Vou, mas não abro os olhos dentro d’água e peço para quem estiver comigo não brincar de jogar água também. Na piscina, uso óculos de natação para aproveitar melhor as brincadeiras (não, eu não vou à piscina só para me molhar hahaha)

Usar lentes de contato é uma maravilha, mas antes de se empolgar com a ideia e de se libertar dos óculos, você precisa avaliar se realmente quer ter esse compromisso com os seus olhos e com a sua saúde. A resposta precisa ser a mais honesta possível.

Aqui, contei a minha experiência ao longo desses 19 anos, mas você deve pedir orientações ao seu médico tá?

Gostaram? Acho que esclareci a maioria das dúvidas, né? Quem tiver mais alguma pergunta sobre o assunto pode deixar aqui nos comentários que terei o maior prazer em respondê-la.

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
8 comentários
  1. SILVANA

    Jéssica quando isso os primeiros dias foi normal,via tudo com clareza hj duas semanas depois não consigo ver tudo, meus olhos tem hora q estão pesados, como se eu tivesse com sono, isso é normal?

    • Silvana, tudo bem? É bom você voltar ao oftalmologista para que ele possa ver o que está acontecendo. Pode ser uma reação à lente ou pode ser uma inflamação ocular. É bom ver direitinho com um especialista, tá? Beijão!

  2. MANUEL LIMA

    Ola td bem?! Gostei bastante do post!
    Se possivel gostaria de exclarecer uma duvida, adquiri as lentes recentemente e não consigo enxergar perfeitamente com elas, tenho 3 graus de miopia e 1,5 de astigmatismo, uso as lentes ha alguns dias e enxergo embassado e não tao bem quanto com oculos. Isso é normal? Isso se corrige com o passar dos dias? Logo que vc colocou as lentes vc enxergou td nitido?

    • Oi, Manuel! Não tive problemas com o uso das lentes… No início, o desconforto é normal pela própria adaptação, ams é melhor voc^r conversar com o seu oftalmologista, tá? Beijo!

  3. Mara Braga

    Olá, obrigada por todas as informações,foram valiosas.
    Estou planejando colocar as lentes,eu danço e me ajudaria muito a não ficar tudo embaçado na hora que eu estive dançando.Porém,o fato de eu dançar é uma grande preocupação pra minha mãe,ela acha que a lente pode acabar saindo mais fácil do Que o normal.
    OQ você acha?
    É comum elas saírem com facilidade?

    • Oi, Mara! Não, elas não saem com facilidade rs Você vai poder dançar à vontade, fique despreocupada! Eu mesma vou à praia e piscina com lentes (óbvio, não abro os olhos dentro d’água). Eventualmente (em 20 anos, só aconteceu umas 3 vezes), a lente pode sair por conta de algo que entre em seu olho, mas é tão raro… Beijo e obrigada por comentar aqui

  4. DÉBORA

    BOA TARDE JÉSSICA. QUERIA TIRAR UMA DÚVIDA SOBRE AS LENTES DE CONTATO. VOCÊ ENXERGA BEM COM ELAS? 100%? RSRS
    PORQUE NA CLÍNICA QUE EU FUI A OFTALMOLOGISTA DISSE QUE NO MEU CASO ELA NÃO CONSEGUIRIA ALCANÇAR O MEU GRAU 100%, PORQUE A MINHA CÓRNEA É INCLINADA (OU ALGO ASSIM) E AS LENTES DE TESTE QUE ELES FIZERAM PRA MIM REALMENTE NÃO ME SATISFIZERAM, POIS EU ENXERGAVA MAL AS LETRAS PEQUENAS.
    OBRIGADA :*

    • As lentes me fazem alcançar o máximo de visão possível. Tenho cicatrizes na retina, adquiridas de forma congênita, então nunca terei 100% da visão, mesmo com correção… Você precisa ver com o seu oftalmologista o grau que melhor corrija a sua visão, de forma que fique confortável pra você. Beijo e boa sorte!