09 de julho de 2015

10 dicas para você aproveitar uma liquidação

Cotidiano, Moda

Está aberta a temporada de liquidação e, com ela, a vontade imensa de comprar um guarda-roupas novinho em folha! Afinal de contas, tem aquele convite de casamento da sua melhor amiga, divulgaram o show da sua banda favorita, aquele primo-gato-lindo-maravilhoso do seu amigo vai passar as férias na cidade, aquela viagem tão sonhada está chegando…

Sim, a palavra liquidação faz o cérebro gritar que você precisa estar linda nessas e em todas as possíveis – e até ainda inexistentes – ocasiões. Mas, antes de sair correndo pelos shoppings, zerar o saldo bancário ou estourar o limite do cartão de crédito, sente-se e leia 10 dicas para você aproveitar as ofertas e fazer boas compras:

liquidação_ Izak Zenou

Ilustração: Izak Zenou

1 – Tire um dia para ser cliente das suas próprias peças

Acorde cedo, tome um café da manhã reforçado e um banho relaxante. Depois disso, ligue o som e abra o seu guarda-roupas! Separe, com honestidade, as peças em nichos: o que vai para o conserto, o que não te serve mais, o que usa com frequência, as da estação, as de festa e as de ficar em casa. Dessa forma, você visualiza tudo o que tem e o que falta.

Normalmente, começo pelas peças de festa (se é pra pegar no batente, que seja primeiro com glamour, oras!), mas você pode começar pelo que achar mais fácil.

2 – Para cada peça separada, pergunte-se: “Se estivesse na vitrine, atenderia às minhas necessidades atuais?”

De forma geral, mulheres sentem fascínio pelo que é novo e imaginam mil situações nas quais aquilo (bolsa, sapato, vestido, óculos…) possa ser usado. Acontece que muitas das coisas que estão no nosso guarda-roupas são reflexo dessa idealização, de apego e comodismo.

Quantas roupas estão ali há meses sem uso? Quantas guardamos com o “pensamento positivo” de que vamos emagrecer (ou engordar) para que nos sirvam com perfeição? No que se refere à roupa, compra inteligente é a que você pode desfrutar já!

Sendo assim, seja franca consigo mesma e, antes de encarar uma liquidação, analise se as peças que estão no guarda-roupas realmente atendem às necessidades atuais do seu estilo.

3 – Pratique o desapego

Essa talvez seja a dica mais difícil de ser dada e até mesmo de ser cumprida, pois sou extremamente apegada às minhas coisas, sobretudo se me trazem lembranças de momentos especiais.

No entanto, nem o maior dos closets comportaria lembranças de uma vida inteira, né?! Sendo assim, respire fundo e tenha consciência de que as roupas da liquidação não levarão as lembranças de você! ;)

Minha historinha para ilustrar: desde sempre fui fã da Sandy e, no show da última turnê Sandy & Junior aqui em Aracaju, comprei uma blusa nova para entrevistá-los.  Era LINDA! Toda de algodão, branca, com a música “Marinheiro Só” escrita na frente e no verso. Passei anos da minha vida usando aquela blusa e não deixando ninguém encostar nela até que ela ficou pequena demais e não me serviu… Não conseguia admitir que tinha perdido justo aquela blusa e a deixei guardada por muito tempo. Sempre que ia fazer alguma doação, ela era a primeira que eu “protegia” hahaha

Um belo dia, uma prima dormiu aqui em casa e lhe dei a blusa para vestir. Ficou tão linda e perfeita nela que, naquele momento, a minha lembrança especial ficou ainda mais viva. Ela ganhou a blusa e eu, confesso, uma noite de lágrimas debaixo do lençol. Mas desde aquele dia aprendi o quanto é importante dar vida ao que nos fez bem. :)

4 – A hora de consertar é agora!

Separou as peças que devem ir ao conserto? Nada de adiar a costureira. Lembre-se de que quanto antes você levá-las, mais rápido terá roupas novinhas para vestir!

5 – Respeite e visualize as estações

Se você deixar as camisetinhas expostas em pleno inverno ou os casacos em plano verão, seus olhos visualizarão que você não tem o que vestir. Então, guarde o que só será usado bem mais tarde, por favor!

liquidação - deixemecontar

6 – Analise as peças de que você precisa

Veja bem, se você seguir o item anterior, estará visualizando as peças da estação, certo? Com tudo à mostra, você certamente saberá do que precisa e, assim, não fica querendo tudo na hora de se deparar com a liquidação!

7 – Faça uma lista!

E não vá às compras sem ela! Como disse lá no início do post, o cérebro da gente solta confetes quando se depara com as palavra “liquidação” e a reconhece em qualquer outro idioma, fazendo com que você entre desesperadamente na loja e queira levar até o sapato para uma filha que você nem tem! (Acredite, eu já vi isso acontecer!)

Separe a lista por partes e priorize aquilo de que você mais necessita. Nada de colocar um par de botas cano longo na frente daquela calça jeans da qual você precisa para trabalhar. Promoção é promoção e ela serve para você gastar menos com aquela peça da qual você precisa, lembra?

8 – Guarde as roupas com as quais você decidiu permanecer e deixe-as à mostra

Não, eu não esqueci que seu quarto está uma bagunça. Depois de separara s peças e de fazer a lista, hora de guardar tudo, mas não de qualquer jeito. Deixe à mostra tudo o que você usa cotidianamente para que veja o que tem e consiga mentalizar produções com o que está ali.

9 – Não se esqueça dos acessórios

Eles dão um toque todo especial a qualquer produção simples e básica. Arrumam, destacam e te deixam linda sempre! Por isso, guarde-os com carinho e invista em bons produtos. Quando bem escolhidos, eles duram muito!

10 – Nas lojas, antes de comprar, olhe tudo!

E por esse tudo entenda: todas as peças e todos os detalhes da fabricação. É bom lembrar que as temporadas de liquidação expõem peças que, por diversos motivos, não foram vendidas durante a coleção, certo?! É por isso que, muitas vezes, não encontramos a numeração ou o tamanho que queremos…

Também é pelo mesmo motivo que muitas delas estão com a costura solta, com alguns furinhos ou manchas (muita gente provando a mesma peça durante meses!).

Pra piorar, ainda existe o famoso “Não trocamos peças da promoção” que muitos vendedores são instruídas a dizer aos clientes da loja e que, juridicamente, fere o Código de Defesa do Consumidor… Ai, ai… #consumidoraconsciente

Enfim, olhe tudo para, depois, não chegar em casa chorando as pitangas e o rico dinheirinho gasto nas lojas.

Por último, mas não menos importante, aproveite!!!

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
4 comentários
  1. Adorei as dicas. Realmente quando vemos piscando a palavra liquidação, fugimos da realidade e saímos gastando td que pode e não pode hahaha

    Vale a pena parar, respirar e analisar =)

  2. Narla Monteiro

    Adoro promoção, mas quem disse que tenho paciência para enfrentar as filas e a bagunça que as lojas ficam com as clientes ensandecidas???
    Nunca fiz lista do que comprar, acho que é uma dica a ser adotada…até pq abri minhas gavetas e descobri q só uso preto, branco, bege, cinza e azul. Pouquíssimas peças fogem a este padrão!!! #precisocolorirmaisavida
    Amei as dicas!!!