16 de dezembro de 2015

16 metas para cumprir em 2016

Cotidiano

Eu sou a favor do “Não deixe para depois o que você pode fazer hoje”, mas todo fim de ano faço uma listinha com metas que quero começar – e cumprir – no ano que vem. Então, para não perder o costume, separei 16 metas para cumprir em 2016!

Geralmente, são coisas um pouco difíceis de serem cumpridas (se fossem fáceis, não seriam metas, seriam tarefas…), mas sempre legais e que, se alcançadas, rendem muitas fotos, gargalhadas e aprendizados!

Continue lendo para conferir:

1 – Parar de roer unhas

Essa é minha meta número um desde 1987, quando eu tinha apenas três anos e, sabe-se lá por que, achei que unha fosse comida. De esmalte com gosto ruim à pimenta, já passei TUDO o que você imaginar nas minhas – mini – unhas e nada funcionou. Aliás, em 2013 e 2014 consegui deixá-las grandinhas e, nesse tempo, até fiz coleção de esmaltes. Acontece que entrei 2015 roendo unhas, vi todo o meu esforço de dois anos jogado fora no primeiro dia do ano e passei a roer mais unhas de tão arrependida que fiquei… Faz sentido? Não, mas foi o que aconteceu.

Agora, é focar na foto do passado, nos esmaltes lindos de verão e ir à manicure toda semana! #projetogarrasafiadas2016

16 metas para 2016

2 – Voltar às aulas de Inglês

Quando se fala em idioma, minha cabeça entende que eu preciso me dedicar ao máximo para compreender todos os processos de aprendizagem que ele requer (leitura, audição, oralidade). Fiz isso com o Espanhol (além do curso regular, fiz intercâmbio em Buenos Aires e em Barcelona) e, agora, quero me dedicar ao Inglês. Eu já tenho certo nível de compreensão, mas não o acho suficientemente respeitoso para conversar por horas com alguém. E eu preciso conversar, vocês sabem… Let’s go!

3 – Terminar de assistir a Friends

Anos atrás, eu paguei uma fortuna pela coleção completa do seriado e, adivinhem, só assisti até a quarta temporada. Já emprestei os DVDs para três amigas e todas elas, além de terem terminado, sempre vinham com “Nossa, é maravilhoso! Como não tinha visto antes???”. Pois é… Como?

16 metas friends

4 – Perder a preguiça de ir à praia

Eu moro numa cidade com praia, gosto de praia, amo entrar no mar, amo comprar biquíni, mas morro de preguiça de me levantar e ir, sabem como é? Mas quando chego lá, fico tão feliz e fascinada com o lugar que me pergunto um milhão de vezes o porquê de eu protelar tanto para ter um dia de sol, mar e água fresca….

16 metas praia

Foto: Carol Oliveira

5 – Praticar o desapego

Essa, sem dúvidas, é a mais difícil das metas, pois envolve não só a mudança de um hábito, mas de sentimentos. Eu sempre – sempre – fui apegada às minhas coisas, sobretudo a livros, e tenho muita dificuldade para emprestá-los. Minha terapeuta talvez tenha uma explicação plausível para isso, mas a minha é a de que eu sofro só de imaginar que alguém pode me devolver o livro com a folha amassada ou rasgada, até porque JÁ aconteceu. MAIS DE UMA VEZ!

Porém, sempre acreditei que alguns livros deveriam ganhar outros olhos, outras mãos, outros mundos e vê-los parados na estante começou a me fazer mal… Vai ser difícil, mas, em 2016, quero doar ao menos um livro a cada três que eu comprar (os que eu ganho não contam porque aí já é demais, né?! Kkkk)

6 – Ler ao menos um livro por mês

Essa meta também esteve na lista de 2015 e eu consegui cumpri-la até setembro… Sei que fui muito bem, mas estou disposta a me disciplinar mais com a leitura (não acadêmica) em 2016.

7 – Conhecer ao menos um lugar diferente

Viajar é sempre bom, mas viajar para algum lugar onde você nunca esteve é sensacional! Esse ano, tive a oportunidade de conhecer a capital chilena e, aqui no Brasil, as cidades de Recife e Olinda. Foram três momentos maravilhosos, de diversão e aprendizados, e quero seguir desbravando novas terras no ano que está por vir também!

valle nevado e farellones

8 – Estudar Braile

Não sei se já mencionei por aqui, mas sou deficiente visual (tenho apenas 20% da visão, já com lente de contato) e, embora tenha um quadro oftalmológico estabilizado, sinto necessidade de um conhecimento mais aprofundado sobre o sistema de leitura em Braile. Acho importante ampliar os limites da comunicação, sabe? Óbvio que espero não precisar dele algum dia, mas, caso eu precise, quero ser craque!

9 – Melhorar a minha alimentação

Nunca fui acostumada a comer doces e frituras, mas confesso que tenho um paladar muito infantil para comida. Para se ter uma ideia, quando estou fazendo compras, sempre tem quem me pergunte se tenho filhos. Culpa do iogurte, da farinha láctea, do leite em pó e do achocolatado… Claro que todos eles são uma delícia, mas frutas, verduras, sucos fresquinhos – sem açúcar – e carnes grelhadas também são! Além disso, em 2044, quero que o meu espelho me agradeça!

10 – Juntar dinheiro para conhecer Fernando de Noronha

Eu tinha economizado toda a quantia de que precisava para realizar o sonho da minha vida, mas precisei gastá-la inteirinha construindo esse blog (sim, ter um blog custa muito mais caro do que você imagina!). Se me arrependo? Não. Esse espaço que divido com vocês me dá a mesma paz que sinto quando vejo uma foto de Noronha e isso só me faz ter ainda mais vontade de recomeçar.

Sendo assim, que em 2016 as comidas dos restaurantes não sejam tão gostosas, que não hajam tantos shows dos meus artistas favoritos, que meus amigos não me liguem no meio da semana para um happy hour… Foco, Jéssica, foco! Hahahaha

16 metas Noronha

11 – Fazer atividade física

Não digo mais que vou entrar na academia porque, simplesmente, não vou! Não gosto do ambiente, de ver aquele povo todo “se querendo” no espelho, de musculação, da música alta e coreografada… Desculpe-me se você faz parte do time fitness, mas euzinha aqui não gosto nem um pouquinho. Estou pensando seriamente em voltar para a natação (pratiquei o esporte dos 7 aos 17 anos), fazer atividade funcional ou pilates. Assim que eu decidir – antes do ano novo, claro -, conto por aqui.

12 – Entender, de uma vez por todas, que não, eu não vou mudar o mundo

Todo jornalista – ou estudante de jornalismo – que tenha o mínimo de amor pela profissão sonha em mudar o mundo. Fato. A gente vê as coisas acontecendo da forma mais absurda e quer, a todo custo, denunciar, socorrer, alertar, consertar, punir… Imparcialidade? Só nas páginas dos livros porque nas da vida real faltam saúde, educação, respeito, dignidade e muito mais.Indignação? Total. O mundo? Não muda. E você – no caso, nós – tem dois caminhos a seguir: ou veste a camisa de super herói e adoece, ou simplesmente age conforme os seus princípios e limita-se a responder apenas pelas suas responsabilidades. Em 2015, adoeci e não, não quero isso de novo na minha vida.

13 – Seja paciente, Jéssica. Seja paciente…

Um mantra que eu coloquei como meta. Sem mais…

14 –  Preencher meu One Line a Day

Comecei o ano toda empolgada com o diário e até fiz post sobre ele aqui no blog. Quando ele não estava na minha bolsa, fazia um “resumo” do meu dia no celular e, chegando em casa, corria para anotar. Do nada, comecei a me esquecer de fazer isso e, quando vi, meu diário já estava com algumas lacunas… Já voltei a escrever e preciso me policiar bastante para que esse “esquecimento” não venha a acontecer de novo.

One line a day (diário)

15 – Terminar o produto (xampu, perfume, hidratante, maquiagem) antes de comprar um novo

Eu poderia dizer que é para não acumular coisas sem necessidade, mas é pelo motivo 10 e ponto final! Foco, Jéssica, foco!

16 – Fazer deste blog um lugar ainda melhor, pra mim e pra vocês

Minha meta mais especial!! Em 2016, quero que essa vontade de compartilhar conteúdos e histórias com vocês cresça ainda mais e continue deixando os meus dias mais leves. Quero dividir emoções em cada mensagem, e-mail, curtida ou comentário. Quero que a gente se divirta, sem medo de ser feliz!

Espero voltar aqui no fim de 2016 e contar que cumpri mais da metade disso aí, tá?! :) Quais são as metas de vocês para 2016? Contem aqui nos comentários!

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
5 comentários
  1. Narla

    Haja meta…E te entendo. Quanto ao exercício, vai de pilates, tenho certeza de que você vai amar e em 2044 suas “juntas” agradecerão! E que venha um ano lindo! xoxo

    • Narlinha, acho que vou de pilates mesmo. É algo novo, que nunca fiz, e vejo tanta gente falar bem… (Inclusive você!) Um ano maravilhoso para todos nós! Saudade! 😘😘😘

  2. Letícia Kirchner

    Boa dica. Vou com certeza praticar o item 2.

  3. amanda

    simplesmente adorei seu post , super incrível e me identifiquei bastante com suas metas ,continua com blog,foco e muito focooo