18 de novembro de 2015

10 dicas eficientes para você escrever melhor

Cotidiano

Quem me acompanha por aqui sabe que, desde criança, tenho paixão por escrever. ♥ Não sei bem explicar como tudo isso começou, mas o fato é que nunca me vi sem um lápis e um papelzinho nas mãos, mesmo quando eu sequer imaginava que seria jornalista.

Adulta, transformei esse hábito em trabalho e, não raramente, recebo e-mails com elogios aos meus textos (muito obrigada, gente!) e com perguntas sobre como escrever melhor.

Confesso que nunca sei muito bem por onde começar, mas separei 10 dicas para você encarar a escrita como algo prazeroso e, a partir daí, soltar as palavras que existem dentro de você!

Vamos começar?

Imagem: Pinterest

Imagem: Pinterest

1- Inclua a leitura na sua rotina

Sei que é meio clichê, mas é praticamente impossível escrever bem sem que haja um contato rotineiro com a leitura. Assim, procure separar um tempinho do seu dia para ler sobre coisas com as quais você se identifica e que atiçam a sua curiosidade.

Lendo sobre o que gosta, você terá mais chances de assimilar informações, conhecer vários pontos de vista e de expressar o seu posicionamento no papel – ou na tela do computador.

2 – Anote palavras desconhecidas e procure-as no dicionário (tenha um dicionário, por favor!)

Sabe aquela redação sobre as férias, que você odiava escrever na volta às aulas? Se você pudesse reescrevê-la hoje, ela teria as mesmas palavras? Claro que não! Nosso vocabulário é ampliado a cada leitura e, consequentemente, nossa escrita vai ganhando outro “corpo”, mais coerente, dando sentido ao que queremos dizer.

Assim, ao encontrar uma palavra desconhecida, anote-a e vá imediatamente ao dicionário verificar o seu significado, bem como seus sinônimos e aplicações. Use o Google se – e somente se – não existir qualquer exemplar do “pai dos burros” ao seu redor.

3 – Compre uma gramática

Sei que muita gente tem pavor à gramática devido às dificuldades na conjugação verbal da Língua Portuguesa, mas é preciso entender que esse livrinho (que eu amo!) é um manual necessário para que todos – ao menos na escrita – possam se comunicar de forma compreensível.

Quando vamos estudar outra língua, qual é a primeira coisa que compramos? Uma gramática. De Inglês, de Francês, de Italiano, de Alemão… Cada uma delas com suas regras de escrita e com seus graus de dificuldade, mas todas garantindo vários recursos para escrever melhor. :)

4 – Não tenha medo de perguntar

“É com J ou com G?”, “Tem hífen?”, “Devo colocar crase?”, “Como fica essa palavra depois desse – maldito – acordo ortográfico?” Quem nunca, minha gente?

Dúvidas todos nós temos e jamais devemos nos envergonhar de tê-las, principalmente sobre algo tão vivo como a Língua Portuguesa. Não sabe como se escreve? Pergunte. Não custa nada e você ainda ganha conhecimento.

5 – Tenha um diário

Se você ama escrever, mas não sabe por onde começar, tenha um diário! Já falei sobre esse meu hábito por aqui e, sem dúvidas, é uma excelente opção para descarregar as ideias (as dúvidas, as raivas, as angústias, os amores não correspondidos, os correspondidos… tudo! hahaha)

6 – Se “bloquear”, pare

Por mais que a escrita esteja no seu cotidiano, ela exige um mínimo de concentração. Em alguns momentos, você vai ficar diante de um papel – ou de uma folha do Word – e, acredite, nada vai sair da sua mente.

A não ser que você esteja fazendo uma redação para algum concurso ou para o Enem, pare. O “bloqueio” nada mais é que a sua mente dizendo que está focada em outra coisa. Vá dar uma volta, assistir a um filme, ler um livro, buscar inspiração em alguma coisa que você acha legal. Na volta, palavras brotarão. Acredite!

7 – Transforme a escrita num hábito diário

Anotar um recado, escrever um e-mail (ou uma carta) para aquele amigo que está distante e enviar mensagens de texto pelo celular sem as abreviações do “internetês” são apenas alguns exemplos de oportunidades diárias para um bom exercício da escrita.

Com o passar do tempo, você perceberá que escrever se tornará um hábito, muito mais fácil – e divertido – do que imaginava.

8 – Peça a alguém para ler os seus textos

Quando escrevemos, é comum deixarmos escapar alguma palavra, acentuação ou pontuação. De tanto lermos aquele texto, os olhos já não enxergam as falhas e o material final acaba sempre tendo “algo para consertar”.

Acontece até nos melhores jornais e revistas e é por isso que todos eles contam com um revisor de texto. Dessa forma, não tenha medo nem vergonha de pedir a alguém para dar uma olhadinha no que você escreveu. Além de conferir se está tudo certo, a pessoa pode dizer o que achou e se entendeu a mensagem que você quis passar.

9 – Escolha palavras de fácil compreensão

Não existe coisa pior que começar a ler um texto cheio de palavras rebuscadas e de difícil compreensão. Além de chato, isso mostra que quem o escreveu só teve uma preocupação: aparecer!

Para escrever melhor, procure utilizar palavras que acompanhem o seu raciocínio, sem grande esforço. Um bom texto é aquele que é claramente compreendido, sem a necessidade de se perguntar a todo instante “Mas, afinal, o que ele quis dizer?”.

10 – Escrever é arte. Errar faz parte.

Se você quer escrever melhor, saiba que os erros fazem parte do trajeto. O que não pode é travar diante de cada um deles e achar que não vai conseguir continuar.

Aliás, para escrever melhor é preciso errar e continuar. Sempre. <3

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
0 comentários