12 de dezembro de 2016

Projeto 52 objetos | aquele de nº 20

52 objetos

Hei de reconhecer que meu Projeto 52 objetos foi um fiasco, uma vez que dezembro chegou e eu sequer consegui chegar à metade dele. Mas o fato é que não queria vir aqui para cumprir tabela, com objetos que não dizem muita coisa sobre a minha vida, só para estar tudo atualizadinho. Vocês sabem como sou…

projeto 52 objetos - mafalda e susanita

O quê: Bonecas Mafalda e Susanita
Por quê: Porque sou fã das personagens de Quino ♥
Onde está: Na estante da sala
De onde veio: Compradas em Buenos Aires, na praça de San Telmo, onde fica a estátua da Mafalda

Para compensar o atraso, separei não um, mas dois objetos que são muito xodó. As bonecas em pano da Mafalda e da Susanita, personagens do quadrinista argentino Quino.

Veja também: 4 lições de vida que aprendi com a Mafalda.

A Mafalda certamente vocês já conhecem de tirinhas nos livros didáticos ou até mesmo de posts relacionados a movimentos sociais no Facebook. Ela é contestadora, feminista e bastante pragmática. Seu discurso nos faz refletir sobre as amarras da sociedade sul-americana da década de 1960, em plena ditadura militar, e nos garante váááárias risadas. Não por acaso foi objeto de estudo do meu mestrado. Sou super apaixonada por ela. :)

Mas foi justamente lendo todas as tirinahs de Quino que também me apaixonei perdidamente pela melhor amiga de Mafalda, Susanita! ♥

Susanita é o oposto de tudo o que acredito, de toda a minha ideologia. É o machismo em pessoa. Retrata o sonho da mulher daquela época: casar com um marido lindo e rico, ter muitas coisas (compradas por ele, claro) e muitos filhos. Aliás, seu objetivo maior na vida é ser mãe. Mãe de um filho médico, que fique claro! hahaha.

Ela é tão diferente de mim e seus sonhos são tão limitados que percebo nela nada mais que uma reprodução natural dos costumes da época. E que, num outro contexto, ainda fazemos muito!

Reproduzimos diariamente padrões sociais sem contestá-los. Coisas simples mesmo, sabe? Entao, hoje, não tenho coragem de condenar a Susanita da década de 1960. Foi ela que me deu o prazer de rir sem parar nas mais de duas mil tirinhas do Quino.

Com-ple-ta-men-te diferentes, Mafalda e Susanita conseguem ser melhores amigas! Não é incrível? E o quadrinista retrata super bem essa relação – nem sempre fácil –  entre suas opiniões tão divergentes.

Quando alguém chega aqui em casa e fica entusiasmado ao ver a boneca da Mafalda, faço questão de mostrar a de Susanita também. E de explicar o porquê de ela ser tão importante para o desenvolvimento dos questionamentos de Mafalda. Parece contraditório, mas não há como abraçar uma sem a outra.

Em termos práticos, é como se Mafalda representasse, hoje, muitas de nós e Susanita representasse muitas das nossas mães e avós e bisavós.

Acho lindo as duas juntas e quero muito completar a coleção numa próxima viagem a Buenos Aires. :)

Gostaram? Pelo visto, vamos continuar o Projeto 52 objetos em 2017, né?! hehehehe

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
0 comentários