26 de outubro de 2015

Vinícola Undurraga: como chegar, tour e vinhos escolhidos

Chile, Viagem

Um dos passeios mais interessantes para incluir no roteiro de quem planeja uma viagem ao Chile é a visita a alguma das mais conceituadas vinícolas do país, que há décadas se destaca pela qualidade  dos seus vinhos.

A escolha não é nada fácil, sendo mais de vinte as vinícolas chilenas recomendadas pela Organização Internacional do Vinho (OIV)! Com tantas opções, fiquei super indecisa e procurei focar no que eu realmente queria: um tour calmo, de qualidade, no qual eu pudesse ir sem agência e que me proporcionasse mais conhecimento sobre a única bebida alcoólica de que gosto :)

Feitas as devidas “investigações”, minha escolha foi a Vinícola Undurraga, um dos lugares mais lindos que eu pude conhecer no Chile. ♥

vinícola undurraga (2)

vinícola undurraga (3)

vinícola undurraga (4)

Como chegar

A Vinícola Undurraga (Viña Undurraga) fica em Talagante, uma cidade distante 34 km de Santiago. Para chegar, basta pegar o metrô da linha vermelha (Linha 1) e descer na Estação Central. De lá, seguir em direção ao Terminal de ônibus San Borja e ir à plataforma do ônibus Talagante (tudo estará sinalizado, é super fácil!).

Chegando à Plataforma Talagante, certifique-se com o motorista de que o ônibus é o que passa na direção da Vinícola Undurraga. Confirmada a informação, você paga a passagem ao próprio motorista (PC$ 1.100) e, em mais ou menos 35 minutos, você descerá na porta da vinícola

undurraga - bilhete ônibus

Bilhete do ônibus

Ainda no Brasil, agendei a visita pelo email visit@undurraga.cl e o pessoal foi super solícito, enviando os valores e a descrição de todos os tours. O que eu escolhi, em grupo, custou PC$ 9.000 (quase R$ 50 – setembro de 2015), mas existe a opção de fazer o passeio privado também. Para pagar, basta se dirigir à entrada principal, dar o seu nome e aguardar o horário do tour com o seu grupo. Eles são super pontuais, tá?!

Tour

Durante 1h20min, um guia explica como funciona toda a estrutura da vinícola, os vinhedos, a forma de plantio, cultivo, colheita, armazenamento e fermentação das uvas, bem como a diferença entre cada uma delas. O processo é tão minucioso que nunca mais você vai olhar uma taça de vinho da mesma forma.

vinícola undurraga (7)

Os vinhedos têm vista para a Cordilheira <3

vinícola undurraga (6)

vinícola undurraga (8)

Como visitei a vinícola no final do inverno, os vinhedos estavam secos e não deu nem para ver nem para experimentar as uvas (a melhor época para fazer isso é entre março e maio)…

Degustação

Em compensação, o tour inclui uma degustação de quatro vinhos (dois tintos e dois brancos), cada um apropriado a um tipo de prato. Infelizmente, não anotei os nomes, pois estava muito concentrada na explicação da guia e não queria me dispersar, mas lembro perfeitamente que o Carbenet Sauvignon foi o meu favorito! Em seguida, o Chardonnay.

vinícola undurraga (1)

Ao término do processo, você leva de presente a taça que usou

Loja e compras

Finalizado o tour, você é direcionado à loja da vinícola Undurraga, onde pode escolher dentre uma variedade de vinhos da marca (dos mais baratos aos mais caros), além de chocolates, geleias, canecas, abridores e até camisas!

Estando no Chile e sabendo que os vinhos da Undurraga são quase que exclusivos, não sendo encontrados em free shop, adegas e supermercados brasileiros com tanta facilidade, investi em dois deles: um T.H. Syrah (tinto, ideal para comer com aves, sobretudo o Peru de Natal! hehehe) e um T.H. Chardonnay (branco, ideal para comer com peixes e frutos do mar). Todos dois muito bem recomendados por um sommelier.

Confesso que queria ter trazido ao menos mais duas garrafas (um tinto para carnes vermelhas e um rosé para sobremesas), mas além do peso na mala e do medo de minhas roupas mancharem vinho abaixo, a conta iria ultrapassar a realidade… :(

Ao término do tour e das compras (caso as faça), você pode aproveitar o espaço da vinícola Undurraga para tirar várias fotos. O cenário é espetacular e vale muito a pena!

vinícola undurraga (5)

Para voltar a Santiago, basta pegar o ônibus em frente à vinícola, na direção contrária à qual você chegou.

Quem já visitou a vinícola Undurraga ou alguma outra super legal no Chile conte aqui nos comentários!!! Quero saber a opinião de vocês! :)

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
0 comentários