25 de setembro de 2015

Valle Nevado e Farellones: o dia em que eu vi a neve!

Chile, Viagem

Juro a vocês que, quando estava organizando minha viagem ao Chile, nem me lembrava que poderia ver a neve tão de perto. Obviamente, eu pensava “Vou ver a Cordilheira! Vou ver a Cordilheira!”, mas em momento algum me atentei para a neve em si, sabe?

valle nevado e farellones 4

No caminho para o Valle Nevado

Ao contar sobre a viagem para alguns amigos, todos eles me perguntaram se eu iria conhecer as estações de esqui, sobretudo as do Valle Nevado e Farellones, Inclusive, os que tiveram a oportunidade de conhecê-las me disseram que a experiência era super divertida.

Comecei a me animar e, ainda no Brasil, mandei e-mail para várias agências que fazem o passeio Santiago/ValleNevado e Fareloones (É importante lembrar que essas não são as únicas estações existentes no Chile, mas sim as mais conhecidas, ok?). Dentre as agências que me pareceram mais confiáveis, escolhi a SnowTours, cujo dono é um brasileiro.

Pontualmente às 6h45 da sexta-feira, 11 de setembro, a van da agência estava nos esperando na porta do hotel. Buscamos mais um grupo em outro hotel próximo e, de lá, seguimos viagem.

No meio do caminho, a parada de praxe: aluguel das roupas apropriadas para a neve. Não adianta tentar fugir, pois ainda que você não queira “brincar na neve”, a temperatura das estações estará abaixo de zero e seu tênis do coração vai escorregar no primeiro passinho que você der por lá. Assim, meu bem, será preciso alugar: botas, calças, jaqueta e luvas.

valle nevado e farellones 1

O look mais bizarro e divertido da minha vida

A brincadeira, obviamente, não é barata: botas PC$ 5.000; calças PC$ 8.000; jaqueta PC$ 8.000 e luvas PC$ 8.000, o que totaliza, em média, R$ 160. Como o valor do aluguel das luvas era o mesmo do de compra, preferi comprá-las (as para aluguel estavam absolutamente sujas e fedidas).

Logo de imediato, senti meus pés congelarem e fui informada por uma colega de grupo que seria necessário comprar meias mais grossas, pois assim aliviaria a dor. Após a compra (PC$ 4.000), senti uma leve melhora, mas meus pés continuavam a congelar.

Depois de algumas curvas em direção a Farellones (não sei quantas, eu dormi! hehehe), paramos para algumas fotos e foi a partir daí que a minha chateação começou.

“Cinco minutos para fotografar!”, disse a guia. Fiquei me perguntando quem consegue tirar a câmera ou o celular com luvas apropriadas para a neve, escolher um local para fotografar, disputá-lo com o resto do grupo e voltar para a van em cinco minutos. QUEM? Consegui UMA foto por pura sorte.

Ao chegarmos a Farellones, fomos informados (pela mesma guia) de que precisaríamos comprar naquele momento todos os ingressos que quiséssemos para as atividades na neve. Com horários das 13h às 14h, estourando, pois, segundo ela, subiríamos para o Valle Nevado e ficaríamos lá apenas uns 40 minutos, já que nosso almoço e nossas atividades se concentrariam mesmo na volta a Farellones. (Oi???)

Fiquei sem entender, pois o e-mail do Otávio, dono da agência, pareceu muito claro: “Vocês ficarão de 1h30 a 2h no Valle Nevado e mais 1h30 a 2h em Farellones”. Fora que achei muito impositivo da parte da guia dizer onde o grupo teria que almoçar. Fiquei – e ainda estou – completamente aborrecida com a situação.

Subimos para o Valle Nevado e, lá, ficamos apenas os 40 minutos. É, querido leitor, não foi fácil conviver com a guia… Mas sigamos, afinal de contas, ver a paisagem completamente coberta de neve é encantador.

valle nevado e farellones

AMO essa foto! <3

No pouco tempo que tive, aproveitei para tirar algumas fotos e tomar um chocolate quente (delícia!) no restaurante da estação. Foi nessa hora que, finalmente, meus pés deram uma acalmada e eu pude andar pela neve com mais tranquilidade.

No horário e local combinados, nós e outro casal ficamos esperando a guia e… nada!!!! A bonita já havia descido com parte do grupo para encontrar a van e, ao perceber que não estávamos, voltou com a cara mais feia do mundo para nos buscar.

Durante o retorno a Farellones, muitos já estavam bastante chateados, mas a nossa festa, efetivamente, começaria a partir dali. E, finalmente, foi o que aconteceu!

Lanchei no El Montañes e, imediatamente, fui para a cadeirinha (PC$ 8.000), uma atividade que proporciona uma visão panorâmica da estação. Morro de medo dessas coisas, mas não é que achei o máximo?! Super divertido e, de lá de cima, pude ver as partes onde ninguém vai. Gente, é um branco tão branco e tããããaãão lisinho que chega a ser inacreditável! :)

valle nevado e farellones 3

Cadeirinha para a vista panorâmica

valle nevado e farellones 2

Meu nome é coragem! :)

Quando desci, brinquei um pouco na neve #likeaElsa e pude ver claramente que ela nada mais é que aquele gelo do congelador naquela geladeira antiga que todo mundo já teve um dia! Só que numa proporção absurdamente maior, né?! kkkkkkk

Ficamos cerca de uma hora e meia em Farellones e, mesmo com todo o estresse e falta de profissionalismo da guia, foi divertido. É uma experiência incrível para quem, assim como eu, nunca tinha visto neve na vida. Recomendo muito a visita às estações de Valle Nevado e Farellones, mas não iria novamente com a SnowTours. Pelo que vi, exietem outras agências que fazem o passeio pela mesma faixa de preço (PC$ 26.000) e têm melhores avaliações dos turistas.

Para que vocês possam ver um pouco da minha experiência, fiz um Vlog no canal do Blog lá no Youtube! É o primeiro vídeo que faço por lá, então,  por favor, já assistam dando um “gostei!” e se inscrevendo, tá?! :)

Uma recomendação:

Ainda que pareça contraditório, é imprescindível o uso de protetor solar na ida a qualquer estação de neve. Ao incidir sobre o branco, o sol reflete a luz muito mais forte na sua pele e, sim, você queima! Por isso, é muito comum o índice de insolação nas pessoas que fazem esse tipo de atividade e eu, mesmo usando filtro solar, fiz parte da estimativa. Minha pele não queimou tanto, mas “descascou” um bocadinho e foi o suficiente para que eu não conseguisse passar hidratante sem sofrer… Protetor sempre!

Quem aí tem vontade de brincar na neve ou já viveu essa experiência? Quero saber aqui nos comentários! Inclusive, com dicas de agência :)

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
5 comentários
  1. lavinia sacramento

    Gente, que lindo! Meu sonho é ver a neve sabe? Quem nunca viu aqueles filmes, com o natal cheio de neve e os bonecos de neve nas calçadas que atire a primeira pedra… Quem sabe um dia né?
    Lindas fotos!

  2. marcela matthews soares

    Parabens pelo site! descobri agora e estou adorando!! obrigada pelas dicas!

  3. JULIANA

    Parabééns pelo site!! muito legal
    Estou com viagem marcada para o chile agora no mês de setembro.
    Será que ainda encontro neve??? estou louca para ir ao valle nevado :D
    :****

    • Também fui em setembro e tinha muita neve no Valle, Juliana. Você vai amar! Obrigada pelo carinho :) Beijo!