16 de setembro de 2015

Diário de viagem: o polêmico Restaurante Giratorio de Santiago

Chile, Viagem

Quem já foi ou está planejando uma viagem a Santiago, no Chile, certamente já leu e ouviu falar sobre o Restaurante Giratorio, um dos mais polêmicos da cidade.

restaurante giratorio (1)

Como o próprio nome entrega, ele é bastante conhecido por proporcionar aos clientes uma visão panorâmica da cidade, girando lentamente em 360º.

Embora perceptível, o movimento não causa tonturas ou enjoos, então pode-se apreciar tranquilamente o cardápio oferecido pelo restaurante. E é justamente aqui onde começa a polêmica do Giratorio.

Antes de embarcar, ouvi de conhecidos que o lugar era absolutamente “pega-turista”: caro, com atendimento ruim e comida aquém das expectativas. Fui ao TripAdvisor e li váááários comentários, de elogios a reclamações, a maioria de brasileiros.

Como sou o tipo de pessoa que prefere pagar para ver, preferi tirar as minhas próprias conclusões e, ainda no Brasil, fiz uma reserva para a minha primeira noite em Santiago (segunda-feira, 7 de setembro, às 20h30).

restaurante giratorio (4)

Eu, toda feliz, na minha primeira noite panorâmica – e fria – em Santiago

Solicitei uma mesa junto à janela (ventana, em espanhol) para que pudesse, de fato, ter a vista panorâmica da cidade. Prontamente, fui informada via e-mail de que a reserva estava confirmada.

Devido a alguns imprevistos, não consegui chegar no horário e, lá no restaurante, fui informada de que a tolerância máxima é de 10 minutos. Entretanto, o recepcionista foi super simpático e me pediu para esperar um pouco enquanto conseguia outra mesa.

Em menos de dez minutos, meu namorado e eu estávamos sentados numa mesa junto à janela e fomos prontamente atendidos por um garçom bem simpático, que até ensaiou alguns cumprimentos em português. Também pudera: só se escuta português naquele restaurante!

Assim como a maioria dos restaurantes gringos, o Giratorio serve um couvert antes mesmo de fazermos os pedidos.

restaurante giratorio (6)

Pães, margarina e um molhinho com azeite. Simples, mas gostoso

Na hora de escolher o prato principal, fiquei muito indecisa, pois as opções são várias e muita coisa me parecia gostosa… hahaha Mas foquei no meu prato favorito (camarão) e escolhi “Camarones andinos, salsa finas hierbas y queso de cabra con arroz perla“.

restaurante giratorio (3)

Particularmente, achei tudo muito saboroso e olhe que sou chata para c@$#¨&$ quando o assunto é comida. Os camarões eram grandes e estavam bem macios (não estavam “emborrachados”, sabem como é?), o arroz num ponto bom e os tomatinhos bem saborosos.

Já meu namorado pediu “Chuletitas de Cordero Magallánico al ajillo” (resumidamente, costelas de cordeiro).

restaurante giratorio (5)

Achamos a porção da carne bem satisfatória e o prato, como um todo, muito saboroso mesmo (eu também provei, né?! Precisava contar para vocês, oras!).

De sobremesa, pedimos “sorvete de frutas tropicais com banana e calda de chocolate”. Na prática, o que veio foi  sorvete de maracujá com um bolinho industrializado de chocolate e zero banana. Um ódio mortal, pois eu estava psicologicamente preparada para a calda de chocolateeeeeee…  #ódio

Não tirei foto porque o sorvete ia derretendo e eu fui toda confiante de que aquele bolinho era calda… Enfim, vocês hão de entender…

Para beber, pedi suco de laranja e uma taça de vinho carménère maravilhoso sugerido pelo garçom. Já meu namorado pediu duas cervejas, uma importada e outra artesanal. Total da conta: $52.000 pesos chilenos, o equivalente a R$260 para duas pessoas.

Vamos às impressões?

Restaurante Giratorio: É pega-turista?

Vamos ser racionais e objetivos? Todo restaurante que proporciona uma vista panorâmica de uma cidade é. Quem é que trabalha diariamente numa cidade e vai almoçar ou jantar num restaurante cujo objetivo principal é proporcionar uma visão panorâmica de um lugar que essa pessoa já conhece???  Turista, gente!

Turista viaja para ver, em pouco tempo, o que um nativo vê todo dia!

É caro?

Para os padrões de Aracaju, sim, mas talvez não seja para os padrões Rio/São Paulo/Brasília. Foram dois pratos principais, sobremesa, bebidas (suco, cervejas e uma taça de vinho). Fazendo as contas bem rapidamente, tem restaurante sergipano sem vista para a cidade que cobraria bem mais por isso…

A comida é boa?

Sim, é! Li vários comentários negativos sobre temperos (pouco sal, pouco açúcar, pouca comida, pouco isso, pouco aquilo…), mas vamos lá: você viaja para outro país, que tem outra culinária, que utiliza outros temperos e tem uma forma de preparo diferente da que você está acostumado. Se é para sair de casa querendo a comida da mamãe, melhor nem pegar o avião.

É preciso entender que o Brasil, devido à colonização e à imigração, possui uma culinária absolutamente diversificada, além da notável dimensão territorial, que provoca contrastes dentro do próprio país. Esse cenário não pode ser comparado ao do Chile e a de tantos outros países. Além disso, temos também uma cultura horrível do desperdício, que não é vista em outros países da América do Sul e da Europa, por exemplo, que vivenciaram guerras e escassez de alimentos.

Isso faz com que estranhemos a proporção da comida no prato em outros países, bem como a forma de temperá-la, mas é necessário entender que se trata de uma questão cultural.

A comida de um restaurante se resume a dois adjetivos (podendo incluir advérbios de intensidade): boa ou ruim. Diferença de tempero não pode – e nem deve – comprometer a qualidade de uma comida, pois isso é gosto pessoal.

Atendimento

Tanto o recepcionista como o garçom que nos atendeu foram bastante cordiais. Este, por sinal, tirou todas as nossas dúvidas na escolha dos pratos e das bebidas.

Não sei muito bem o que as pessoas esperam de um bom atendimento. Eu, por exemplo, espero cordialidade e eficiência. O mínimo de qualquer profissão, né?! E isso, ao menos na minha experiência, foi bastante perceptível.

Eu diria que a experiência foi válida, sobretudo pelo ambiente e pela vista que o Restaurante Giratorio proporciona. Para quem está com viagem marcada e quiser conferir (é preciso fazer reserva antecipadamente):

Restaurante Giratorio
Endereço: Avenida Nueva Providencia, 2250, Piso 16, Providencia-Santiago
Site: www.giratorio.cl
Telefone: (56) -2- 2232 1827

Você também já foi ao Restaurante Giratorio? Conte aqui nos comentários a sua experiência.

*O nome “Giratorio” foi escrito sem acento em respeito à ortografia da Língua Espanhola.

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
8 comentários
  1. Tatiana Damasceno

    Não tive a oportunidade de conhecer o restaurante. Em
    Minhas passagens por Santiago não consegui encaixá-lo. Bem verdade que não me empenhei tanto… Tenho fobia por altura e MTO receio de dar vexame lá em cima rsrs

    • kkkkkkkkkkkkkkkk Tatianaaaaaaa, a vista é apenas horizontal! Você só se dará conta da “profundidade” se ficar em pé, lá no vidro, e olhar para baixo! kkkk Não vai ter perigo, amiga! :)

  2. Mariana Ratto

    Jéssica, que alívio ler a sua review! Nunca comento em blogs e afins, mas aqui precisei comentar para dizer o quanto concordo contigo. Obviamente, há críticas a restaurantes totalmente bem colocadas, mas há muito “mimimi” também. É outro país, gente, superem sua frescuras e manias, rs!

    O Giratorio será o meu primeiro restaurante em Santiago, pois é do lado do meu hotel e meu voo chega tarde (20h35 no aeroporto, mais aquele lerê todo de mala, imigração, câmbio, transfer…).

    Como você fez sua reserva? No site deles diz que é só por telefone, que preguiiiça de gastar ligação internacional para algo que poderia ser resolvido pela internet :p

    Obrigada, querida! Grande abraço!

    • Oi, Mariana! Obrigada pelo comentário. Fico muito feliz em poder ajudar. 😊 Veja… Fiz a reserva pelo email mesmo. Expliquei (em espanhol) o dia, o horário e a preferência pela janela (não se esqueça disso!!!). Eles confirmam em até 48h. Espero que sua viagem seja maravilhosa!!! Um beijo 😘

  3. Luciana Almeida

    Oi Jessica que legal seu blog, Estou procurando dicas como suas. Ouvi falar do giratório e vim procurar mais informações. Vou fazer a reserva antes também.
    Muito obrigada

  4. Amauri Corrêa

    Já fui e achei muito bom. Comemos várias preparações em uma mesa grande com ótimo vinho. Ambiente familiar e com boa música. É imperdível para quem vai à Santiago. Simplesmente esqueça o papo furado que é paga turista e vá saborear os pratos lá preparados. Santiago, aliás, tem ótimos restaurantes.

    • É uma experiência muito bacana mesmo, Amauri! Vale cada centavo! Beijo e obrigada por comentar aqui :)