10 de março de 2016

Sobre os sustos que nos engrandecem

Crônicas

Há sustos que cessam apenas soluços. São os famosos “Booooo” seguidos de gritos histéricos e pulos desordenados que mais nos irritam que, de fato, surtem efeito. No máximo, fazem o nosso coração acelerar um pouquinho e só. Em dez segundos, voltamos ao normal.

Há outros, um tanto mais graves, que chegam a cessar a vida. Provavelmente, foram dados em doses homeopáticas e imperceptíveis ao longo doa anos, fazendo com que, diante de uma dose extra, o coração acelerasse além da conta. Em dez segundos, colocamos o ponto final da nossa história. Partimos para outra.

Mas há sustos que cessam o nosso olhar diante do mundo e, por vários segundos, nos dão a chance de uma reflexão sobre o que verdadeiramente queremos para a nossa vida. Normalmente, são os sustos de uma doença, de uma demissão, de uma perda. São os sustos das mudanças que não estavam (e nunca estão) nos nossos planos, mas são os sustos que nos amortecem para o impacto seguinte: decidir seguir apesar de.

sustos - valentina contreras

Ilustração: Valentina Contreras

Apesar de um diagnóstico ruim, de um relacionamento rompido, de um emprego que não deu certo, de uma mala extraviada, de uma despesa de última hora, de pessoas que sugam nossas energias, de uma despedida sofrida e inesperada, de um arrependimento, de uma mágoa… Apesar de qualquer susto de mudança, sigamos.

Sigamos para que possamos responder com mais rapidez as dúvidas que o susto nos deixou. Certamente, dúvidas que já permeavam a nossa mente, mas protelávamos suas respostas em virtude do tempo que julgávamos ter.

Sustos assim nos fazem reconsiderar a importância que damos às coisas e às pessoas. Muitas vezes, surgem de forma cruel, eu sei, mas são aprendizados que jamais teríamos com o coração batendo tranquilo e conhecidamente musicado.

Sustos assim nos fazem olhar para dentro, reconhecer o que há de mais importante, identificar o que nos é necessário e perseverar. Na fé, na cura, no amor, no novo emprego, nos sonhos, nas boas surpresas, na mudança e na vida.

Porque sustos, quando não nos tiram a vida ou o soluço, engrandecem.

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
0 comentários