25 de maio de 2015

Sobre o poder das palavras

Crônicas

palavras_maquinadeescrever

Semana passada, recebi um e-mail cheio de palavras carinhosas de uma menina chamada Luciana, alguém que não conheço pessoalmente. Dentre elogios ao blog e aos textos, li o seguinte comentário:

“Aquele seu texto, Sobre querer bem, foi um dos mais incríveis que já li na vida. Senti que todas as palavras me abraçaram neste momento tão triste que estou passando e, nos últimos três meses, foi a única coisa que me fez sorrir”.

Fiquei muito emocionada e, confesso, chorei. <3

As palavras têm um poder enorme nas relações humanas. Acolhem, confortam, alegram, encorajam, reatam laços, fazem com que ganhemos um outro olhar sobre a vida.

Quantas vezes você não se deparou com palavras amigas que clarearam ideias e decisões? Quantas brigas não foram encerradas com um Eu te amo ou um Desculpe, eu errei…? Talvez você não tenha percebido, mas aquele Eu sei que você vai conseguir! foi o impulso que faltava para que seu sonho se tornasse realidade. Talvez você também nem saiba, mas aquele Durma bem é o que faz alguém se sentir protegido e fechar os olhos tranquilamente. Palavras amortecem a alma.

No entanto, muitas vezes, são elas que também afastam, machucam, dão nós, desprotegem e matam todo e qualquer sentimento.

Quantos Não quero saber! ditos no calor de uma briga impediram uma reconciliação? Quantas decisões e responsabilidades foram transferidas naquele Ela é quem sabe!? Quantos receios foram plantados ao ouvir Desse jeito, você não vai conseguir. Quantas lágrimas rolaram depois daquele Não me procure mais? Palavras são verdadeiras armas de fogo e, assim como na vida real, há quem as utilize clandestinamente, apenas para ferir o outro.

Seja de que forma for, palavras têm poder. Ora libertam e inspiram, ora aprisionam e devastam, mas o mais importante é que você pode escolher que tipo de munição pretende usar. Basta, antes, certificar-se do porte…

*Luciana, que a vida atire muito mais palavras felizes em sua vida!

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
0 comentários