10 de junho de 2016

Ninguém é tão experiente diante de uma máquina de lavar roupas

Crônicas

Ninguém é tão experiente diante de uma máquina de lavar roupas. Eu, por exemplo, lavo roupa sozinha desde os 12 anos de idade, ou seja, há vinte anos. Conheço quase todas as marcas de sabão em pó, em pedra, amaciante e tira manchas. Sei, só de olhar, as peças que podem ser lavadas juntas e as que, nem por decreto, podem ser misturadas. NUNCA ousei estragar ou manchar um paninho sequer e morria de orgulho dos meus dotes de “lavadeira”…

Tudo isso até ontem, quando vi meu pijama e minha toalha, NOVINHOS E BRANQUINHOS, transformarem-se numa cartela cor-de-rosa que jamais imaginei existir! Tudo isso logo na estreia da máquina de lavar na casa nova e, ao contrário do que dizem quando a gente vai morar sozinha, não, eu não fiquei com vontade de pedir socorro à minha mãe.

Seria trágico ter que ouvir – calada -pela enésima vez “Quantas vezes eu avisei que não é para colocar roupa branca com roupa colorida na máquina de lavar, Jéssica?”

Pura frescura!

crônica-maquinadelavar

Mas eu nunca misturei rosa com cinza, muito menos rosa com vermelho. Marrom, então, eu não misturo com/por nada , mesmo se  eu tivesse alguma roupa marrom! Sempre lavei a mão todas as peças que, porventura, poderiam soltar tinta. De resto, misturo tudo! Vinte anos e sempre deu tão certo…

Até chegar uma toalhinha caríssima, não-sei-quantos-mil-fios, de cor lavanda, aparentemente suave e inofensiva, mas capaz de transformar o mundo em 50 tons de rosa. E eu que, um dia, achei que um mundo cor-de-rosa era algo bom…

Mas já fui socorrida pelo velho e conhecido alvejante sem cloro, eficaz na limpeza e na garantia de que misturar faz bem. Tô pronta para a próxima! Daqui a vinte anos, claro!

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
2 comentários
  1. Heheheehehe!

    As roupas que achamos mais inofensivas são as piores!

    Já cometi esse mesmo erro, mas não aprendi – sigo jogando tudo junto na máquina uma vez por semana.
    Vamos ver até quando!

    • Também me recuso a separar detalhadamente, Mari! Não vou gastar sabão, amaciante energia, água e tempo duas vezes, né?! kkkkkkkkkkkkkkkk