09 de março de 2017

E se você tivesse que dizer quem é numa única foto?

Crônicas

Quarta-feira à tarde, cheguei do trabalho super cansada e resolvi tirar um breve cochilo no sofá. O que me parecia uma alternativa de descanso, no entanto, tem me deixado eufórica até agora. Eu sonhei que estava conversando com Deus. Sim, com Deus.

Era uma sala de espera e alguém me dizia que eu tinha uma hora para falar com ele. Mal criada, já fui logo dizendo que era muito pouco tempo, uma vez que eu tinha “muita coisa importante para resolver”. (Foi só um sonho, eu sei, mas até agora estou profundamente envergonhada de ter respondido dessa forma…).

“Neste momento, que tem que resolver coisas com você é ele”, disse a pessoa de cuja fisionomia não me recordo.

Gelei. E ainda gelo só de relembrar. Seria Deus querendo me avisar quando eu partiria dessa para (?) melhor? “Não quero saber. Não quero saber. Não quero sabeeeeer!”

Entro na sala. Não vejo ninguém, mas percebo que todas, TODAS,  as minhas fotos estão espalhadas numa mesa super gigante. De repente, ouço uma voz atrás de mim:  “Se você tivesse que dizer quem é numa única foto sua, qual delas escolheria?”

Não pensei duas vezes em escolher esta:

jessica vieira - deixemecontar

Junho de 1986 – eu, aos dois anos de idade

Nunca soube explicar, mas dentre todas as fotos da minha existência essa é a que me deixa mais feliz. É  a primeira que mostro quando alguém me pede para ver meu álbum de infância, sabe?

É para ela que olho quando estou triste, quando estou com saudade de algo ou quando estou muito, muito feliz. É ela que mais conversa comigo. É ela que me remete a uma felicidade genuína, com tão pouco. É para ela que olho quando penso, ainda que por um segundo, em desistir de algo. É ela que enche o meu dia de ternura e vontade de viver ainda mais. ♥

Ouvi uma risada fraternal e, logo em seguida, uma próxima pergunta. “Agora, mostre a foto que te traz uma lembrança inesquecível”.

Sorri sozinha e lhe mostrei a foto da primeira vez em que vi a neve:

valle nevado e farellones

Senti uma mão na minha cabeça e, por alguns segundos, um silêncio. Em seguida, “Você consegue enxergar que são duas fotos idênticas? Aconteça o que acontecer, é nelas que você precisa acreditar. Nelas.”

Acordei  e fiquei incrédula. Só conseguia pensar que havia sonhado com Deus. Sei que muita gente não acredita. Sei que “Freud explica”. Sei que pode ter sido um acúmulo de sensações do meu dia cheio. Sei que pode ter sido uma necessidade minha de verbalizar, em sonho, algo que tem mexido bastante comigo… Sei de tudo isso.

E sei também que o espaço entre as duas fotos nunca mudou a minha vontade genuína de realizar sonhos. É neles que eu verdadeiramente acredito. :)

E se você tivesse que dizer quem é numa única foto, qual ela seria?

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
1 comentário
  1. NARLA FABÍOLA MONTEIRO MORAIS LANDIM

    Que lindeza, amiga!!!!!!