05 de Janeiro de 2016

Minha (nova) rotina de cuidados com a pele

Beleza

A primeira – e até então única – vez que fui ao dermatologista foi na adolescência. Eu tinha uns 15 anos e estava cheia de espinhas no rosto e nas costas. Não era uma acne avançada, mas aquele aspecto “ralador de cenoura” me incomodava, sabe?

Naquela época, saí da consulta com o dermatologista com três informações valiosas: “Cuide da sua alimentação”, “Beba muita água” e – a que a gente nunca entende – “Isso vai passar!”

Obedecendo direitinho às duas primeiras – e tendo a ajuda de uns creminhos -, as espinhas passaram MESMO! E, quando passam, os cuidados precisam continuar, mas com orientação médica!

Sei que é muito comum a gente se basear no conceito geral de que a maioria dos brasileiros tem a pele oleosa e sair comprando todo tipo de produto, mas as coisas não são bem assim e só um dermatologista pode avaliar com precisão quais as necessidades da sua pele.

De volta à dermatologista

Em novembro, tomei vergonha na cara e voltei a um dermatologista. Procurei uma profissional de confiança (Jonnia Sherlock – vou deixar o contato dela no fim do post) e, durante a consulta, tirei todas as dúvidas sobre pele, cabelos e meus milhares de sinais.

Depois de olhar todos os meus sinais e o meu cabelo, ela passou vááááarios exames (usei os dois braços, minha gente, não foi fácil!) e, ao contrário do que imaginava, ela disse que minha pele não é oleosa, mas sim mista. Por isso, passou uns creminhos que, como estou usando há mais de um mês, já posso tirar algumas conclusões:

rotina de cuidados - produtos

1 – Effaclar Gel de limpeza facial (pele oleosa e sensível – La Roche Posay) – Já falei sobre esse gel de limpeza aqui no blog antes mesmo de ir à consulta e, como disse, ele é maravilhoso! Uso pela manhã e à noite e sinto a pele bem limpinha, sabe?! No dia a dia, a pele do rosto acaba se expondo bem mais que a do corpo e é preciso limpá-la com algo específico para o seu tipo de pele.

2 – Effaclar loção adstringente micro esfoliante (La Roche Posay) – Como o próprio nome diz, faz uma pequena esfoliação química (ele não tem aqueles grânulos de esfoliação comum), preparando a pele para receber a hidratação. Mesmo ele sendo indicado para peles sensíveis, as laterais do meu nariz estão descamando, então comecei a usá-lo em dias alternados. Se não melhorar, tentarei outro.

3 – Effaclar Duo (La Roche Posay) – Um hidratante específico para pele mista ou com tendência acneica.  Tem textura super leve e deixa a pele suuuuuper macia! É tão gostosinho de passar que não dá qualquer preguicinha… :)  O único problema é que ele não vem com filtro solar, então é preciso gastar um tempinho a mais com mais esse passo…

4 – Anthelios Ultra Light FPS 30 (La Roche Posay) – Outro que já usava antes da consulta. Já perdi as contas de quantas vezes falei sobre ele por aqui. O único problema é que o meu está bem no fim… :(

anthelios_1

5 – Ivy C Gel (Mantecorp)- Um gel anti-idade, com vitamina C , ácido hialurônico e retinol porque, sim, a idade chega, minha gente! :) De todos os creminhos passados, esse é o meu favorito! Tem cheirinho de laranja, é super gostosinho de passar (dá vontade de comer, mas não pode! hahaha) e ainda promete prevenir o envelhecimento da pele, o aparecimento de rugas e de linhas de expressão. Não é o máximo? Tudo bem, é um produto de efeito a longo prazo, mas é um começo e, em termos de viço e hidratação, ele cumpre – muito – bem o que promete.

rotina de cuidados Ivy C

Meu favorito!

6 – Redermic C para olhos (La Roche Posay) – Esse não foi prescrito pela dermatologista, mas sim encomendado a um amigo que estava na Europa bem antes da minha consulta, pois eu achava que pre-ci-sa-va dele! Mas vejam… O Ivy C gel, prescrito pela médica, tem a mesma porcentagem de vitamina C do Rdermic e serve para o rosto inteiro. Já o Redermic custa muito mais e serve apenas para os olhos! :( Como já comprei, estou usando, né?! Mas, assim como o Ivy C, os efeitos só serão vistos a loooongo prazo. Por enquanto, posso dizer que ele oferece sim uma excelente hidratação na região dos olhos.

7 – Bepantol Derma Creme – Pelo estado da bisnaga dá para sentir o meu amor, né?! Uso nos lábios (a versão própria é mais prática, mas acho essa bem melhor), nas cutículas, nos pés, nos cotovelos… É muito, MUITO bom! Vi que lançaram a versão em spray, mas ainda não testei.

8 – Moisture Surge Intense (Clinique) –falei por aqui que ele é o hidratante mais potente que já usei na vida. Normalmente, aplico uma vez por semana ou, se viajo para algum lugar mais frio, todos os dias. A pele fica LINDA mesmo! E, sem exageros, muita gente repara a diferença.

rotina de cuidados clinique

O mais potente

Como vocês puderam ver, já usava alguns dos produtos mencionados aqui, mas só continuei com eles porque tive autorização da médica. Outros precisaram ser inseridos por algumas das necessidades da minha pele, mas só um profissional qualificado vai saber identificar quais são as da sua.

E você, também faz acompanhamento com um dermatologista? Conte aqui nos comentários!

Ah, seguem os dados da minha dermato:

Jonnia Sherlock
Clínica La Harmonie: Rua Vereador João Calazans, 93 – Treze de Julho
Telefone: (79) 3211-3134

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
0 comentários