13 de setembro de 2016

Projeto 52 objetos | aquele de nº 18

52 objetos

agenda-projeto-52-objetos

O quê: Agenda 2004
Por quê: Conta detalhes de um ano cheio de novidades
Onde está: Na estante da sala
De onde veio: Comprei em alguma livraria/papelaria

E se a pessoa que encontrasse minha caixa fictícia do Projeto 52 objetos encontrasse uma agenda de… doze anos atrás?  Foi exatamente o que aconteceu comigo durante essa semana. Estava arrumando umas coisas na casa nova e, do nada, “achei” a minha Agenda 2004.

Gente, sem exageros, essa agenda é um verdadeiro Facebook analógico! hehehe E digo mais: antes mesmo de o próprio ter sido criado pelo Mark Zuckerberg!

Não é novidade para ninguém que amo escrever, né?! Já contei por aqui que sempre tive diários e que ainda costumo registrar muitos dos meus “momentos inesquecíveis” neles. Mas é sempre engraçado – e tenso – quando me deparo com coisas que foram escritas há muitos anos…

O ano de 2004 foi o ano em que passei no vestibular de Jornalismo. tive meu primeiro namorado e comecei a estagiar, ou seja, um ano cheio de mudanças, de descobertas e acontecimentos.

Lembro-me de vários momentos desse período. Alguns de forma bem superficial e (muitos) outros nos mínimos detalhes! No entanto, nas páginas da agenda está tudo devidamente descrito com a ansiedade e a perspectiva de quem tem seus vinte anos. Do jeito exato em que aquelas coisas foram vividas, sabe?

As vitórias prometiam mudar a vida demais, as derrotas pareciam determinar coisas demais, as dores aparentavam nunca ter fim e os erros pareciam impossíveis de serem consertados… Coisas que, hoje, leio com muitas risadas e – algumas vezes – um sonoro “Meu Deus, NÃO posso ter escrito isso! Não, não, nãããão! Não sou eu!” kkkkkkkkkkk

Mas sou! Eu aos dezenove/vinte anos, cheia de paixões, dúvidas e descobertas a serem vividas. E é tão gostoso poder reler e relembrar momentos que, até então, estavam escondidinhos na memória.

O meu primeiro bolo, por exemplo. Sempre contei, toda orgulhosa, que  ficou uma delícia, não solou e rendeu vários elogios. No entanto, não me lembrava de que a batedeira havia quebrado no meio do processo… Mas está lá, registradíssimo na agenda. Dia 9 de novembro de 2004. :)

Também não me lembrava da primeira consulta que tive com um médico ginecologista (digo médico homem) – que é meu médico até hoje – e do preconceito absurdo que muitas mulheres ainda têm em relação a isso. Está tudo descrito e questionado na agenda.

Outra coisa da qual não me lembrava foi o processo – demoraaaaado – de escolha para o meu primeiro “jantar romântico”. Lembro-me do dia, da roupa que estava e de como foi super legal, mas não me lembrava de que chovia torrencialmente na cidade e que, mesmo assim, fui de ônibus e sem guarda-chuva… #oamortemdessas

E o dia de compras de cinco blusas e duas calças jeans novas para começar a faculdade? kkkk T-U-D-O registrado nos mínimos detalhes! Só não conto sobre as duas páginas de ansiedade para a primeira prova porque estou, até agora, morrendo de vergonha…

Não sei porque, em algum momento da vida, achei que ter vinte anos fosse algo tããããao adulto… kkkkkkk

Para a minha surpresa – e enorme felicidade – também encontrei na agenda o endereço completo (com CEP e tudo!) de colegas que não vejo há mais de doze anos. Acho que vou movimentar os Correios com cartinhas ao longo dessa semana… <3

Na Agenda 2004 ainda encontrei poemas e textos que jamais lembrava ter escrito. Adesivos e cartões telefônicos (nascidos nos anos 1980 e 1990 entenderão rsrsrs) também estão por lá, além de alguns bilhetinhos carinhosos de amigos queridos.

Sem dúvidas, essa agenda daria muitas pistas sobre a Jéssica que eu fui aos 20 anos para quem abrisse a minha caixa do Projeto 52 objetos. Para mim, ela mostrou que o tempo é, definitivamente, o melhor remédio para tudo! E que, por mais que a gente mude – e é sempre importante mudar – a essência será sempre a mesma. ♥

Taí uma coisa que vou guardar para os meus netos! hehehe

Jéssica Vieira
Jéssica Vieira
Escreva seu comentário

* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui
Comente pelo facebook
2 comentários
  1. Yasmin Barreto

    Morro de inveja com quem guarda direitinho esses objetos. Queria muito achar um diário que tentei escrever quando era pré-adolescente, ou as cartinhas que recebia das amiguinhas, mas em algum momento da vida (não sei quando nem o porquê) acabei descartando ;/

    • Ooooown! É uma viagem no tempo tão gostosa! Mas você pode começar a fazer isso agora, Yasmin! Daqui a vinte anos você vai reler e, provavelmente, pensar”Meu Deus, essa não sou eu!” kkkk Beijo e obrigada por comentar :)